As tendências do agronegócio ditadas pelo novo cenário econômico

Negócios na Expodireto indicaram precaução para investir, apesar da supersafra, e foco em ações estratégicas, como estocar grãos

A velocidade dos investimentos em tecnologia que ajudaram a projetar a maior safra de grãos do Estado será controlada, a partir de agora, com olhar mais apurado. Os negócios fechados na 16ª Expodireto Cotrijal, na última semana, anteciparam o comportamento que deve ditar o ritmo do agronegócio neste ano.

Antes de investir em insumos, máquinas ou armazéns, os cálculos deverão ser feitos para se adequar ao novo cenário econômico, com custos de produção maiores e juro mais alto.

Veja as expectativas de três ex-ministros da Agricultura para o setor neste ano

Ao apostar em armazenagem, agricultores entram para um grupo seleto daqueles que têm silos próprios para estocar a produção. Hoje, só 16% do volume produzido no país é guardado nas propriedades, conforme a Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica. Nos Estados Unidos, chega a 56%.

Nesta safra, a família Sartori, de Almirante Tamandaré do Sul, estreou o primeiro silo, comprado na Expodireto de 2014. O sistema levou um ano para ficar pronto. A estrutura, que custou R$ 250 mil, pode armazenar 15 mil sacas de soja, mais de 30% da colheita prevista para este ano na propriedade.

— Só a economia que teremos com frete nesta época e com as despesas de secagem e limpeza do grão pagará o investimento em pouco tempo — prevê Alexandre Sartori, 38 anos, que administra a propriedade com o pai, Valdir, 68 anos, e o irmão Maurício, 23 anos.

Na Expodireto 2015, compraram outro silo, igual ao recém-instalado.

— Agora que começamos a investir, vamos até o fim para, um dia, armazenar 100% da produção — frisa Alexandre, que financiou o novo silo pelo Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA), com juro anual de 4% e 15 anos para pagar.

Fonte.: Zero Hora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s