O agronegócio não é a salvação, mas sem ele o Brasil estaria em crise gigantesca, diz ex-ministro da Fazenda

Segundo o palestrante, o agronegócio é um dos pilares mais sólidos da economia brasileira.

O agronegócio é um dos, se não o único, setores da economia brasileira que caminha “contrário” à crise econômica do país. Entretanto, ele não é considerado a salvação da situação, “mas sem o agronegócio o Brasil estaria em uma crise gigantesca”, conforme o economista e ex-ministro da Fazenda (1988-1990) Maílson Ferreira da Nóbrega. Para ele “a tendência é de que a economia vai piorar muito antes de melhorar”.

Maílson da Nóbrega foi o primeiro palestrante do Seminário Internacional da Integração do Agronegócio com o Sistema Judicial é promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). Sua palestra, na noite de quinta-feira (23), abordou as “Perspectivas da economia brasileira”.
“Eu acho que ninguém tem dúvidas que o agronegócio é um dos setores de menor impacto negativo nessa crise. Ele é um setor que depende pouco do governo, a não ser quanto ao financiamento da safra. O governo mais atrapalha do que ajuda o agronegócio”, salienta o ex-ministro da Fazenda.
Para Maílson da Nóbrega seria um “exagero” dizer que o agronegócio é a salvação da situação econômica do Brasil. “Digo isso, porque, o agronegócio não é no conjunto o setor mais importante do país em termos de participação do PIB, mas eu diria sem o setor o Brasil estaria em uma crise gigantesca, pois o agronegócio é responsável pela geração de superávits comerciais do país”.
Segundo o palestrante, o agronegócio é um dos pilares mais sólidos da economia brasileira.
Questionado sobre em quanto tempo a situação do país deve melhorar o ex-ministro da Fazenda apontou que “a curto prazo não há o que fazer para melhorar a economia”. “Para o Brasil voltar a crescer tem de ganhar produtividade e produtividade depende de um conjunto de mudanças que levam tempo, seja para serem feitas seja para terem resultados. Por exemplo, o Brasil precisa de uma reforma tributária que ponha ordem na bagunça tributária que existe hoje”.
Fonte.: CenárioMT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s