Agronegócio ganha força com tecnologia da informação

Investimentos em inovação podem ajudar o setor a superar crise econômica

Enquanto alguns segmentos sofrem com a crise econômica e política do país, o agronegócio ganha destaque. De acordo com dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o setor ficou com 23% da fatia no Produto Interno Bruto (PIB) nacional (em 2014, este número foi de 21,4%). Por isso, o momento é propício para se investir na busca por resultados ainda melhores.

“Se até ontem abrir espaço para automações e maquinários de ponta era suficiente para se diferenciar da concorrência (ou driblar as intempéries do setor), hoje, o cenário passa por uma nova transição com a presença da Tecnologia da Informação no segmento do agronegócio”, afirma o diretor da Unidade de Agronegócio da Mega Sistemas Corporativos, Gustavo Almeida.

Segundo o executivo, as soluções inteligentes têm ajudado agricultores a aumentar a produtividade e a rentabilidade no campo, como, por exemplo, as ferramentas de gestão empresarial para os setores de Pecuária, Grãos, Fruticultura, Reflorestamento e Sucroalcooleiro. “Ao adotar um bom ERP (sistema de gestão empresarial, na sigla em inglês), o responsável pelo negócio poderá expandir a eficácia e a melhoria dos processos, garantir a assertividade no controle da produção e mais agilidade na sua comercialização, com a obtenção total dos custos por fases”, explica o executivo.

Além das boas condições naturais, uma colheita farta também depende das decisões tomadas em prol do preparo da terra, compra das sementes, utilização de máquinas e mão-de-obra ou o plantio na época certa. E, para atender as necessidades de controles operacionais em todas as atividades agrícolas rentáveis, a Mega criou o Mega Agronegócio. “O nosso ERP age de forma integrada. Ele otimiza recursos, afere os custos por fazenda, lote (talhão, gleba), atividade, cultura, permitindo, inclusive, o rateio de despesas por centro de custos.

Fonte.: Jornal do Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s