Prefeitura capacita mais profissionais para o agronegócio

A Prefeitura de São Gabriel do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, início o curso de Assistente de Planejamento e Controle de Produção – Integração Lavoura/Pecuária/Floresta (ILPF).

A qualificação ofertada através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tem sido uma das maiores demandas verificadas no setor e é uma das capacitações oferecidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego na modalidade rural, mais conhecido como Pronatec Agro.

A iniciativa do Ministério da Educação (MEC), é executada por técnicos do Senar e conta ainda com a parceria e estrutura física do município. O curso possui carga horária de 240 aulas e a turma em formação conta com a participação de 16 jovens que iniciaram o curso em dezembro de 2014.

De acordo com o instrutor do Senar/Pronatec, Luiz Celso Rangreb, o objetivo central do programa é trabalhar a assistência técnica rural e expandir a oportunidade de capacitação e mercado aos estudantes que estão concluindo cursos em escolas técnicas agropecuárias, técnicos formados ou, ainda, alunos do ensino médio.

Para o veterinário e diretor de Departamento de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de São Gabriel do Oeste, Lucas Giacon, é uma oportunidade única para os que querem se profissionalizar na área e que estão em busca de mais conhecimentos. “Não tenho dúvidas de que é uma excelente chance de negócio para os profissionais do setor, visto que o sistema está em expansão em todo país.

Informações dão conta que atualmente no mercado existe uma defasagem de 10 mil técnicos de ILPF”, relatou Lucas Giacon.

Para o prefeito Adão Rolim que falou sobre a importância do curso em São Gabriel do Oeste, o objetivo de aplicar tecnologias de produção e manejo para realizar gestão técnica e econômica de propriedades rurais com ênfase em projetos de produção assistida, a capacitação vem suprir uma demanda por técnicas administrativas no setor do agronegócio que é uma vocação natural do município.

“A agricultura é um dos setores mais rentáveis que possuímos, mas ainda é um negócio difícil de ser organizado, pois possui trâmites burocráticos. Com a conquista da formação nessa área, pode-se mostrar resultados ainda melhores, pois une-se o trabalho prático, que é adquirido através da experiência e o trabalho teórico, que ainda é muito carente no mercado”, observa o prefeito Rolim.

 Pronatec Agro

O objetivo central do programa é trabalhar a assistência técnica rural e expandir a oportunidade de capacitação e mercado aos estudantes que estão concluindo cursos em escolas técnicas agropecuárias, técnicos formados ou ainda, alunos do ensino médio.

O Pronatec Agro atenderá uma importante necessidade no setor e reforça o aprendizado dos cursos técnicos, na demanda de formação de assistentes técnicos e formação rural para as propriedades, nas áreas de bovinocultura de corte e leite, integração lavoura-pecuária e floresta, fruticultura, horticultura e ainda na agricultura.

Além de Mato Grosso do Sul, outros 23 estados participarão do programa que foi iniciado em 2014.

Sobre freireparticipacoes

“Falência é um procedimento legal que permite pôr o dinheiro nos bolsos das calças e entregar o paletó aos credores.”
Esse post foi publicado em agronegocios. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário